Top Social

Campanha inédita de sensibilização para donos de animais

17.3.14


Mudar hábitos e atitudes de cidadãos, através da educação e do acesso a informação sobre os cuidados a ter com os seus animais, a preservação dos espaços urbanos partilhados e a promoção de um espírito de cidadania ambiental ativa, são os objetivos da campanha de sensibilização a implementar durante o ano de 2014, no concelho de Oeiras, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Royal Canin Portugal.

Aproximadamente metade dos lares portugueses têm um ou vários animais de estimação, estimando-se em 3,9 milhões o número de cães e em 1 milhão o número de gatos, distribuídos por 3 milhões de lares. Com o aumento do número de animais nos centros urbanos, os municípios debatem-se com dificuldades na manutenção dos níveis de higiene dos espaços públicos partilhados, com prejuízo do ambiente e da convivência sã entre animais e humanos, em especial das crianças com as quais os animais partilham diariamente jardins e outros espaços públicos.

Numa iniciativa pioneira em Portugal, a Câmara Municipal de Oeiras e a Royal Canin uniram esforços e desenvolveram uma campanha de sensibilização conjunta, que dará visibilidade a questões relacionadas com os cuidados a ter com os animais, à necessidade de preservação dos espaços urbanos partilhados e à promoção de um espírito de cidadania ambiental ativa.

Ao longo do ano serão levadas a cabo ações dirigidas particularmente aos munícipes donos de cães (distribuição de folhetos de sensibilização, adaptação da sinalética dos parques caninos e roadshows informativos) que visam o respeito pelas particularidades e necessidades dos animais, bem como a correção de alguns comportamentos indesejados, praticados muitas vezes por desconhecimento ou desinformação sobre as regras básicas de suporte à cidadania ambiental.

O Mundo do Lucas também está no