Top Social

Porquê adoptar um cão sénior?

7.12.12
Cães| Como vocês sabem, o projecto do blogue nasceu com a adopção de um caniche sénior - o Lucas. Adoptamos o Lucas a 21 de Dezembro de 2011 e o blogue nasceu a 26 de Janeiro de 2012. Recentemente, decidimos adoptar um shih-tzu igualmente sénior - Zurick Yuki. 

Os dois trazem um historial de saúde com algumas complicações que a velhice e o abandono lhes trouxe. O Lucas trouxe cataratas, artroses, problemas na coluna e no fígado. O Zurick trouxe uma fimose, problemas na coluna e dentição rara. Nada que devidamente controlado não se resolva.

Já escutamos "Olha que cão tão lindo!", "Parece mesmo um peluche!", "Olha só que coisa mais fofinha!". De facto, sentimos imenso orgulho nos nossos meninos em todas as situações. Quem observa o antes e depois, nota a evolução positiva que ambos tiveram. 

Porquê que devem adoptar um cão sénior? Porquê tanta hesitação em trazer um sénior para casa? Quais os benefícios de trazer para casa um sénior?

1. A primeira impressão
Em cães mais velhos, a personalidade do cão já está formada, o crescimento já terminou e não existem surpresas. Obter o historial do cão tornará mais fácil escolher o cão mais adequado ao seu estilo de vida e ao que procura.

2. Treinar
Quem disse que cão velho não aprende truques novos? Os cães mais velhos tendem a não ser tão activos e têm a vantagem de manter a concentração em si. Todos os cães estão aptos a aprender e rapidamente poderão surpreendê-lo positivamente ao mostrar todo o seu potencial de aluno atento.

3. Socialização
Devido ao abandono eles são obrigados a conviver com todos os cães que partilham o espaço com eles, seja no canil, na Família de Acolhimento, seja na rua. Normalmente, aprendem a respeitar a hierarquia entre os canídeos. Desta forma, não correrá tanto o risco do seu cão desatar a ladrar assim que vir outro.  Em todas as regras existem excepções.

4. Não vai ser o cabo dos trabalhos.
Um cão nos seus anos de ouro não necessita que a sua supervisão seja tão grande como quando se adquire um cachorro. Ele vai gostar de ter o seu próprio tempo e deixá-lo ter tempo para si mesmo.

5. Casa
Sapatos roídos? Móveis roídos? Portas arranhadas? Vocês vai gostar de ter um sénior em casa. Os séniores não têm tanta probabilidade de roerem móveis e assimilam com maior facilidade o que podem ou não fazer.

6. A idade é um posto
Se tolera ver um animal no seu sofá, um sénior adorará recostar-se no seu sofá. Se você não tem muita disponibilidade ou até não tem condição física para passear um cão, talvez deva considerar ter um sénior ao invés de um filhote. Ainda que o Lucas e o Zurick, como séniores que são, adoram uma boa corrida e não prescindem dos seus passeios diários.

7. Seja um super herói
Nos canis, os cães mais velhos são os últimos a serem adoptados. Salvar a vida de um idoso traz um retorno emocional indescritível. Vejam o antes e depois da adopção do Lucas e do Zurick. Tirem as vossas próprias conclusões.



1 comentário on "Porquê adoptar um cão sénior?"
  1. A Gracie também foi adotada, vai agora fazer dois meses. Apesar de ainda ser jovem (1 ano e meio), não me arrependo minimamente de ter adotado uma adulta em vez de um bebé. Desde o nosso primeiro fim de semana juntas que parece que ela sempre fez parte da família. Não fez mal às gatas, é sossegada em casa e basicamente adaptou-se lindamente à sua nova vida.

    ResponderEliminar