Top Social

A importância do "factor dono" na perda de peso

22.2.13
Patas&Focinhos Fotografia
Saúde| Perder peso não é fácil. Ajudar os cães a perder peso parece ainda mais difícil do que deveria ser. Quando o excesso de peso se apresenta, o veterinário é o melhor aliado nesta fase. Traça um plano de perda de peso, pormenoriza calorias a consumir, determina a alimentação, a dosagem. Descreve expectativas e objectivos para a próxima consulta.

Com demasiada frequência, durante o período de regime alimentar, o peso do cão não sofre qualquer alteração. Não é culpa do cão. A única hipótese a formular será a de que o cão assalta mais que uma vez a zona dos biscoitos, ração ou afins. Nesta fase, o melhor manter a comida fora do alcance do cão para que o plano prescrito possa funcionar.

Porquê que os planos de perda de peso raramente correm como delineado?
Um estudo feito na Alemanha para responder a esta grande questão juntou 60 proprietários de cães obesos e 60 proprietários de cães magros. O vínculo humano-animal mostrou-se o mesmo nos dois grupos, mas foram notadas significativas na forma como os donos interagiam com os seus cães. As conclusões mais importantes, para nós, deste estudo são:
Os donos de cães com excesso de peso tendiam a...
  • dar pouca importância ao trabalho e exercício 
  • passar mais tempo que o outro grupo a ver o que os cães comem
  • alimentar os seus cães mais vezes ao dia, com lanches e sobras de comida
  • permitir a presença dos animais nos momentos de refeição
  • considerar mais relevante a aquisição de alimentos de baixo custo em detrimento da qualidade nutricional
  • comprar comida no supermercado local
  • possuir menos interesse no equilíbrio nutricional da alimentação canina.
Outra consideração a reter deste estudo é que os donos de cães obesos eram, também, eles obesos e demonstraram pouco interesse na sua própria saúde e do seu cão.
A educação do dono é fundamental. Em cerca de 20 minutos conseguimos explicar a importância da manutenção de um peso saudável e os riscos que a obesidade acarreta. 
Nota: Não inicie um plano alimentar sem supervisão veterinária. O veterinário desempenha, também, um papel importante neste processo.

Tem um cão obeso e está a pensar iniciar um plano para perder peso? Conte-nos tudo!Tem um cão que já passou por um processo de emagrecimento? Conte-nos como foram esses dias, qual a maior dificuldade!
Post Comment
Enviar um comentário