Top Social

Perguntas sobre a Leishmaniose Canina

13.5.12
O que é a Leishmaniose Canina?
Trata-se de uma doença parasitária grave do cão, causada por um protozoário (parasita microscópico), denominado Leishmania, transmitido por um flebótomo - insecto relativamente parecido com um mosquito, mas mais pequeno. A Leishmaniose é uma zoonose, ou seja, pode transmitir-se ao Homem. Em Portugal, a transmissão ao Homem é rara e considerada acidental.

Quais são os sinais clínicos mais comuns?
O primeiro sinal clínico mais habitual é a perda de pêlo, sobretudo em redor dos olhos, nariz, boca e orelhas. À medida que a doença progride, o cão perde peso. É habitual o desenvolvimento de uma dermatite ulcerativa que se pode dissemniar por toda a superfície corporal do cão. São também habituais feridas da pele, na cabeça e membros, principalmente nas áreas que contactam com o chão quando o cão está sentado ou deitado. Numa fase mais avançada, começam a observar-se sinais relacionados com a insuficiência renal crónica, que entretanto se desenvolve.

Onde é que ocorre a leishmaniose canina no mundo?
A leishmaniose canina ocorre principalmente na América Latina e nos países mediterrâneos incluindo Portugal, Espanha, França, Itália, Malta, Grécia, Turquia, Israel, Egipto, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos.

Onde é que ocorre a leishmaniose canina em Portugal?
Grande parte de Portugal Continental é endémico, ou seja, a doença prevalece com índices significativos. As regiões mais importantes são Trás-os-Montes e Alto Douro, grande parte das Beiras, Ribatejo e Alentejo, a região metropolitana de Lisboa, a Península de Setúbal e o Algarve.

Qual é a época de risco?
A época de maior risco de infecção está directamente relacionada com a época do insecto transmissor - o flebótomo. A época dos flebótomos começa com o início do calor, normalmente em Maio e estende-se até Setembro. Em anos mais quentes pode iniciar-se em Março e terminar em Novembro. Durante o Inverno, os flebótomos permanecem no estado larvar.

O meu cão pode morrer de leishmaniose?
A leishmaniose canina é uma doença que causa invariavelmente a morte aos cães que desenvolvem a doença e que não são tratados e vigiados.
2 comentários on "Perguntas sobre a Leishmaniose Canina"
  1. Felizmente já existe vacina, e os meus cães vão ser devidamente vacinados para prevenir essa doença que infelizmente já conheci de perto com outro cão e que é horrenda.
    Os sinais clínicos de Leishmaniose nem sempre são evidentes como a Joana indicou, por vezes são pequenos sinais, e só através de análise sanguínea é que pudemos ter 100% de certeza que o nosso cão tem Leishmaniose.

    Cumprimentos,

    André Moreiras
    Passos Caninos

    ResponderEliminar
  2. Olá, André,

    Sendo a sua localidade uma zona endémica, aconselho vivamente a tomar os cuidados devidos. Não só a vacina pode ajudar no combate eficaz. A título exemplificativo, e não publicitário, a coleira Scalibor pode revelar-se uma aliada nesse combate durante cerca de 6 meses além de cuidados em não passear o cão nas horas mais complicadas....

    Um beijo,
    Joana&Lucas

    ResponderEliminar