Pet Book| Acabei de ler o livro de Manuel Alegre "Cão como nós". Kurika é um cão que não queria ser cão comportando-se como uma pessoa. Era "castanho e branco com uma estrela no rosto".
O livro em si é pequeno, mas transborda mensagens por tudo quanto é canto. A transparência de sentimentos abunda neste livro, estão presentes o amor, a saudade, a tristeza, a alegria, tal como nas nossas vidas. É latente o amor entre o cão e o narrador. Facilmente nos conseguimos colocar na pele do narrador e sentir toda aquela emoção que é perder um cão.
O sentimento de perda presente neste texto fez-me abraçar o Lucas e segredar-lhe ao ouvido que nunca me deixasse. "Sim, cão, eu sei que é difícil, não só para ti mas para aqueles de quem mais gosto, não posso fazer nada, não estou a ouvir ou estou a ouvir outras vozes, estou e não estou, mas é por isso que te pressinto e sei que estás aí, se não fosse como sou já tinhas morrido completamente”
Toda a expressividade e atitudes presentes num cão diminuem qualquer tipo de ausência de fala, de sorrisos, o que faz com que sejam como pessoas. Entendem tudo, nós é que achamos que não. Manuel Alegre diz que "o cão é sempre ausente-presente", talvez porque não nos critica, não diz nada, mas está sempre presente. Quando nos zangamos com meio mundo, são os amigos que estão presentes, são a eles que recorremos como refere o livro: "Zanguei-me com toda a gente, não me deixes agora, é em momentos assim que um homem precisa do seu cão"
Recordar é viver e Manuel Alegre fá-lo tão bem "Sei que andas por aí, oiço os teus passos em certas noites, quando me esqueço e fecho as portas começas a raspar devagarinho, às vezes rosnas, posso mesmo jurar que já te ouvi a uivar, cá em casa dizem que é o vento, eu sei que és tu, os cães também regressam, sei muito bem que andas por aí."
No final do livro existe um poema dedicado ao Cão Como Nós, que passo a transcrever.
Cão como nós:
Como nós eras altivo
Fiel mas como nós
Desobediente
Gostavas de estar connosco a sós
Mas não cativo
E sempre presente-ausente
Como nós
Cão que não querias
Ser cão
E não lambias
A mão
E não respondias
Cão
Como nós
Olá! Já li esse livro!Venho pedir ajuda! O Davis, o nosso cão, precisa de uma cirurgia e fizemos uma campanha para recolher donativos, obtivemos alguns! Mas as rifas estão a ser um problema. Já se venderam algumas e agora parou! Queremos vender mais algumas - se não conseguirmos vender todas - para poder sortear os livros!!! Acham que podem fazer um apelo aqui, só para a venda das rifas? Deixamos aqui o link para a postagem das rifas!Agradecemos o que poderem fazer! E o Davis também!!
ResponderEliminarhttp://vamosajudarodavis.blogspot.pt/2012/06/rifas-quem-quer-livros-bons-e-baratos.html
Bom dia,
EliminarO seu pedido será alvo da melhor atenção. Peço que consulte o e-mail que dispõe no seu blogue para que possamos conversar.
Gratos pela visita.
Um beijo,
Joana&Lucas