Top Social

Pêlo pela casa: como limpar?

4.1.13
Patas&Focinhos Fotografia
Cães| Se gosta de animais e os tem em casa, certamente trata-os como se fossem membro da família, que lhe oferece um amor incondicional e lembra-lhe quando é hora de jantar. Mas não podem limpar o que sujam. Com animais em casa, sabemos o que é ter pêlo espalhado e o quão incomodativo isso pode ser. No entanto, podemos minimizar todo este trabalho de limpar o pêlo tendo em conta as seguintes sugestões:

Remover pêlo de animais do mobiliário
O pêlo de cão e gato tem uma carga eléctrica que o faz aderir às superfícies. Conheça formas de o retirar do mobiliário: 
  • Para retirar pêlo de animais de mobiliário de madeira, use um pano de algodão suave com produto para mobiliário ou anti-estático. O produto eliminará a carga eléctrica, facilitando a remoção e reduzindo a probabilidade de o pêlo voltar a aderir. 
  • Para remover pêlo de animais de superfícies estofadas ou roupa da cama, calce um par de luvas de borracha humedecidas. Ao passar a mão pela superfície, o pêlo adere à luva. Lave a luva quando a mesma estiver recoberta de pêlo e humedeça-a novamente se for necessário.
Remover pêlo de animais de tapetes e soalhos
Se tem um cão ou um gato, sabe como o pêlo se acumula rapidamente. Aquelas bolas de pêlo alojadas nos cantos da casa e nos tapetes, para além de desagradáveis, comportam alergénios e pó. Manter a sua casa saudável e arrumada pode exigir que aspire todos os dias, especialmente se tem um animal de pêlo comprido ou mais do que um amigo peludo em casa.

Se a aspiração diária parece demais para si, considere adquirir um aspirador robot. Estes dispositivos automáticos são capazes de realizar a limpeza autonomamente e podem revelar-se muito convenientes para quem tem animais. Certifique-se de que adquire um com as funções adequadas.

Não use o pêlo do seu animal
O pêlo dos animais prende-se facilmente às fibras do vestuário. É por isso que os rolos aderentes para tecidos costumam ser mais eficazes do que as escovas para remover o pêlo. Enrole fita adesiva transparente ou fita-cola à volta da mão, com o lado aderente virado para fora, e passe-a pela roupa. (Não use fita isoladora nem fita eléctrica, pois podem deixar resíduos.) Se existir muito pêlo na roupa, talvez prefira usar primeiro o método da luva de borracha humedecida descrito e terminar depois com o rolo aderente.

Não permita que o inconveniente do pêlo do seu cão ou gato prejudique o carinho que sente pelo seu animal. Quando simplificar os métodos de remoção, passará mais tempo a brincar com o seu animal de estimação e menos tempo a limpar o pêlo.

Tem mais métodos para retirar o pêlo, partilhe connosco. Já conhecia estes todos, qual usa com maior frequência?
1 comentário on "Pêlo pela casa: como limpar?"
  1. Há umas escovas com "dentinhos" de borracha que servem para escovar os cães e que são bastante eficazes para remover os pêlos do sofá ou da cadeira da secretária.
    E nada como escovar o cão regularmente, reduz substancialmente a queda de pêlo. Uma escova do tipo furminator é a ideal, principalmente para cães de pêlo curto, que espalham pêlo pela casa toda e que por mais que se escove o cão parece que nunca sai nada.

    ResponderEliminar