Top Social

Tertúlias Caninas - Dejectos Caninos: uma questão de saúde pública

17.2.13
O Mundo do Lucas| O sábado do dia 16 de Fevereiro foi muito especial para nós: estreamo-nos com as Tertúlias Caninas, um momento de diálogo e troca de ideias acerca dos Dejectos caninos e saúde pública, na Patuscos no Banho, uma fantástica loja de animais. Esta foi a primeira iniciativa das 10 planeadas para este ano, no Porto, para 2013.

A experiência foi deliciosa e ficamos surpresos com o interesse e atitude demonstrada por todos os presentes. Estávamos receosos que não fossem preenchidas as vagas, mas aos poucos e poucos fomos recebendo inscrições, sendo que no final por impossibilidade de comparência de algumas pessoas, fomos resgatar algumas pessoas em lista de espera. Contamos com a participação da Drª Manuela Mota Ribeiro, médica e escritora de livros infanto-juvenis como o Granadas Castanhas no Jardim dos Cãezinhos, e de Rui Adamastor.

A tertúlia teve início às 15h00 e concluiu-se já perto das 18h00. Após as 18h00 houve oportunidade de troca de contactos devido à presença de pet sitters, treinadores, donos de cães, estudantes, e outros profissionais do foro canino - além de leitores que muito estimamos. Nessas 3 horas o tempo pareceu voar com a fantástica partilha de ideias, perspectivas e opiniões.

Os contéudos desta tertúlia abrangeram a história da evolução de hábitos humanos e caninos, doenças transmissíveis a humanos e caninos, consequências e tratamentos, campanhas de sensibilização municipais, de iniciativa privada, brasileiras e o caso Mattel (no âmbito do lançamento da Barbie e o seu cão).

No final das apresentações orais, houve lugar a uma boa conversa acerca do que se pode mudar, do que se pode fazer, do que se vê e se corrige e da falta de civismo. Todos os presentes levaram brindes para casa oferecidos pelos patrocinadores do evento.

Esperamos que tenha sido uma parte do dia proveitosa para quem esteve presente. A ideia das tertúlias foi correctamente realizada. Todos saíram do espaço com a ideia de se organizarem e mobilizarem pessoas para que existam menos dejectos nos passeios e jardins, de que é necessário realmente cumprir com os deveres de dono de cão. Como alguém referiu "apanhar os dejectos vem no pack de ser dono".

Em breve anunciaremos aqui no blogue, Twitter e Facebook d' O Mundo do Lucas a tertúlia do dia 16 de Março, no mesmo espaço.

Agradecemos a todos os participantes e patrocinadores que tornaram possível este evento.
Fiquem com as fotos desta tertúlia. Para mais fotografias e vídeos consultem a nossa página de Facebook.







 

Post Comment
Enviar um comentário