Top Social

Designer Dogs - o que são?

19.9.12
Ladradoodle
É um termo que começa a estar muito em voga e que pode ser traduzido como "cães por medida". Designa-se de designer dogs a actividade de cruzar dois cães de raça pura diferentes. Sendo que um cão de raça pura deve ser aquele que foi criado através de gerações dentro da sua própria raça, mantendo características e temperamento que os seus familiares. Observe-se o exemplo do Schnoodle, resultante do acasalamento de um Schnauzer com um Caniche (Poodle) ou do Labradoodle, proveniente do Labrador e do Caniche. Ainda que se dê um nome como se tratasse de um raça pura, estes cães denominam-se de cães mestiços, que cruzados jamais se terão uma descendência homogénea como no caso dos cães de raça pura. Normalmente este tipo de cruzamento teria como designação - Rafeiro- contudo, talvez, por ter um nome de raça sejam os cães mais vendidos nos Estados Unidos.

Os cruzamentos entre cães de raças diferentes não são de todo uma novidade revelando-se até comuns no caso dos cães de trabalho. Note-se que os cães que vemos nas corridas de trenó - Eurohound - é um cruzamento entre um Husky e um Pointer. Até mesmo o Lurcher - um cão de caça- resulta do cruzamento de um galgo com um cão de outra raça que seja terrier ou pastor.

Existe uma diferença brutal entre o cruzamento dos "designer dogs" e o cruzamento dos cães de trabalho. Os primeiros são criados com base no sentido estético. Os segundos foram criados pela necessidade de criar um novo tipo de cão de trabalho. Os animais apelativos  visualmente - designer dogs-  são vendidos a peso de ouro ainda que não tenham pedigree.
Post Comment
Enviar um comentário