Top Social

O meu cão, depois do banho, abana-se todo parece uma máquina de lavar quando está a centrifugar e depois anda às voltas na casa de banho. Porquê?

21.9.12
Gentileza Patas&Focinhos Fotografia
Cães| Adoro! Simplesmente adoro dar banhoca ao Lucas. Adoro quando lhe espalho o champô, quando retiro e quando ele se abana todo e  me molha a cara. Quando estou com ele, estou de corpo e alma. Dar-lhe banho foi uma das formas de o entender melhor, de estreitar a nossa relação e de o mimar. Quem gosta tanto deste momento como eu?

Quanto ao cão abanar-se todo, quando vê o seu pêlo encharcado em água, trata-se de um reflexo canino. Ao sentir o peso da água no pêlo existe um mecanismo que estimula o cérebro canino. O pêlo tem como uma das suas funções proteger a pele de possíveis agressões. Um pêlo molhado não consegue cumprir a sua função devidamente. 

O treme, treme, propriamente dito, pode ser explicado como uma maneira de estar impecável perto dos humanos. Quanto mais perto dos humanos, mais asseadinho o cão tenta parecer. O abanico, geralmente, tem início na cabeça e vão sacudindo ao longo do corpo. Sempre no sentido da frente para trás, quando as patas já estão mais secas e o pêlo à volta da cabeça, ombros e pescoço ainda estão húmidos. 

Um truque de tratador para evitar esta agitação: segurar o nariz do cão com uma toalha na mão. Se o cão não conseguir mexer a cabeça, não consegue abanar-se.

Pode-se falar, também, em entusiasmo pós-banho e nessa área existem imensas teorias. Uma delas explica que o cão pode estar tão contente por sair da banheira e ver-se livre de todo aquele ritual de banho que decide comemorar com um bom abanico. Outra explica que o cão sente-se melhor limpo do que sujo, ou o contrário. Não é à toa que muitos cães, depois de todo o aparato, se lançam a montes de folhas ou se atiram à terra. Provavelmente, uma tentativa de se livrarem do cheiro do champô. Lembrem-se que os cheiros dos champôs são feitos para impressionar os donos (são eles que compram) e não para os cães. O que por vezes pode ser incomodativo para o cão e daí ele tentar se sujar. 
Post Comment
Enviar um comentário