Top Social

Dr. Pedro Nabais: Como escolher a ração certa

16.7.12
Exclusivo| Escolher a melhor alimentação para o nosso amigo de quatro patas nem sempre se revela a melhor escolha. Ora, porque o nosso entendimento de todos aqueles nomes científicos se revela um tanto ou pouco difícil, ora porque achamos que a melhor é a que tem mais fama, ora porque achamos que se não faz mal ao do vizinho ao nosso também não fará. As razões são muitas, a explicação é única e verdadeira, como explica o Dr. Pedro NabaisVeterinário – Director Técnico Naturea Petfoods.

Sabia que de acordo com os últimos resultados da pesquisa genética entre os cães e os lobos, estes diferem em apenas 0,2% do DNA mitocondrial?

Na verdade, apesar de muitas vezes nos esquecermos disso, os cães são descendentes directos dos lobos, ambos são membros da família dos carnívoros e possuem um sistema digestivo idêntico, totalmente desenhado para digerir carne.

A própria anatomia, fala por si:
  • Os cães possuem uma boca grande, com uma só dobradiça, desenhada para engolir grandes pedaços de carne, e não para uma mastigação demorada e complexa. Os dentes são afiados e pontiagudos, para rasgar e matar as presas, sendo feitos para apreender e retalhar, não para moer, como acontece com os dentes dos omnívoros e dos herbívoros. Inclusivamente, os dentes molares são de forma triangular, com bordos irregulares, que agem como autênticas lâminas serrilhadas;
  • O trato digestivo de um cão tem um terço do comprimento de um omnívoro e um quarto do comprimento de um herbívoro. Este menor cumprimento, deve-se à mais simples e rápida digestão da carne, comparativamente aos vegetais.
  • Ao contrário do que acontece nos seres humanos, os cães não possuem amilase na sua saliva, que é uma enzima digestiva específica para a digestão de hidratos de carbono. Desse modo, nestes animais, a digestão destes nutrientes apenas se inicia no intestino delgado, que combinado com o pequeno comprimento do intestino, mostra o relativo pouco aproveitamento desses nutrientes.
  • O estômago canino tem uma alta capacidade de produção de ácido clorídrico, que coloca o pH gástrico perto de 1-2. Este pH extremamente ácido é uma adaptação biológica que melhora a digestão da proteína da carne e ajuda a matar as bactérias presentes na carne em decomposição, eventualmente ingerida.
  • As principais fontes de energia dos carnívoros são a proteína e a gordura. Os cães possuem um sistema fisiológico altamente especializado para a digestão de proteínas e de gordura, bem como um conjunto de mecanismos metabólicos que permitem retirar um maior aproveitamento energético destes nutrientes, em comparação com o que acontece com os omnívoros e os herbívoros.
Então, apesar destas evidências, por que razão nas dietas comerciais habituais dos cães são utilizados cereais, como o milho, trigo, cevada ou arroz, em tão grandes proporções, em vez da carne que é o seu alimento original?

Confira os próximos artigos do Dr. Pedro Nabais.
7 comentários on "Dr. Pedro Nabais: Como escolher a ração certa"
  1. Artigo muito interessante, mas os meus cães comem outra marca, que contem cereais. Mas como a batata também é fonte de carbo-hidratos, como justificam então a sua inclusão? A batata também não é aconselhada quando se quer perder peso, ou nos cães o mecanismo é diferente. É que tenho dois cães que estão "bem compostos" e mesmo reduzndo a dose ou dar um light com fibra eles não emagrecem... Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Segue-se a resposta à sua questão.

      Em primeiro lugar, há que ter em atenção estes dois pontos:
      - Os cães e os gatos, como carnívoros que são, não necessitam de hidratos de carbono, não fazendo sequer parte da sua dieta natural;
      - Tecnologicamente, um alimento seco para cães e gatos, infelizmente, não pode ser fabricada sem hidratos de carbono.
      Como tal, o nosso papel é escolher a melhor e mais inerte fonte desses hidratos de carbonos e mantê-los em níveis o mais baixo possível.
      Dado o seu maior valor monetário, a batata e a batata-doce são ingredientes muito pouco utilizados no mercado das petfood, ou pelo menos, não são tanto como os cereais que são baratos e estão acessíveis em larga escala, embora sejam exponencialmente menos tolerados do que estas. Em vários estudos do género, os cereais são sempre citados como uns dos principais causadores de intolerâncias e alergias alimentares. A batata, por seu turno está, de longe, muito menos associada a esse tipo de problemas, possui um perfil de hidratos de carbono mais vantajoso, e é ainda uma importante fonte de vitaminas, potássio e ferro, ao contrário dos cereais, que são conhecidos como "emptycalories" (calorias vazias), por constituírem muito pouco mais do que fontes brutas de energia, sem grande valor biológico.
      Dessa forma, e visto que teríamos de escolher um ingrediente que nos proporcionasse alguns hidratos de carbono, indispensáveis para fazer os próprios grãos de ração, a nossa escolha recaiu sobre a batata e a batata doce.
      Caso queria mais informação, queira fazer o favor de contactar diretamente o autor do artigo através do e-mail: pnabais@natureapetfoods.com

      Joana&Lucas

      Eliminar
    2. Pode indicar esses tais estudos onde os cereais são citados como um dos principais causadores de intolerâncias e alergias alimentares?

      Eliminar
    3. Estimado Anónimo, à sua pergunta o Dr. Pedro Nabais esclarece que "relativamente aos artigos e aos estudos sobre o tema, existem inúmeros e de várias fontes, no entanto, não são fáceis de obter e de consultar.

      Contudo, e tendo em conta que apenas alguns dos que são possíveis ver on-line, posso indicar dois links, uns dos quais feito por uma marca nossa concorrente de petfood muito conhecida (mas que continua a utilizar muitos desses ingredientes não naturais na alimentação dos cães e dos gatos):
      - https://docs.google.com/a/natureapetfoods.com/viewer?a=v&pid=gmail&attid=0.4&thid=12ec83265240a179&mt=application/pdf&url=https://mail.google.com/mail/u/0/?ui%3D2%26ik%3D7ceffb3603%26view%3Datt%26th%3D12ec83265240a179%26attid%3D0.4%26disp%3Dsafe%26zw&sig=AHIEtbSANNMEXOlpxhwUBHRM1gXBBlp-Ig

      - http://www.vin.com/vindbpub/searchpb/proceedings/pr05000/pr00093.htm

      Se tiver mais alguma dúvida não hesite em contactar."

      Obrigada,
      Joana&Lucas

      Eliminar
    4. O primeiro link não funciona. De qualquer forma, não é engraçado que à cabeça dos maiores alergenos "provados" venham a carne de vaca, o frango, o leite e os ovos???? Tudo, claro, alimentos não naturais na alimentação dos cães ...

      Eliminar
  2. Olá! Acabei de descobrir o vosso blog e já estou a adorar!
    Mudei há pouco tempo a ração do Charlie. Ele passou a comer Naturea Atlântica. Não podia estar mais satisfeita com os resultados. O Charlie tem uma alergia que não conseguimos identificar a causa até ao momento. Perdia algum pêlo e tinha o corpo sempre avermelhado. Desde que mudei para Naturea notei uma melhoria significativa na "qualidade da pele" dele. O pêlo também está mais forte na zona afectada pela alergia.
    Além disto Charlie passou a comer muito melhor a ração, com mais gosto. Agora já não me preocupo se ele come ou não come...! Os biscoitos também são fantásticos e ajudam muito no treino em casa, como pequenas recompensas para comportamentos correctos!
    Mas deixo a questão: será que o suplemento Coat and Skin ajudava a situação da alergia? Em que casos deve ser dado esse suplemento ao cão? Obrigada e Parabéns pelo excelente post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, FCachapa e Charlie,
      Agradecemos todos os elogios e desejamos que nos venha visitar mais vezes.
      Em resposta à sua questão, o Dr. Pedro Nabais (veterinário e director técnico da Naturea Petfoods) respondeu o seguinte:

      De uma forma geral e em cães e gatos saudáveis, apenas com a administração de uma dieta Naturea, não existe a necessidade de se complementar a alimentação dos nossos amigos com mais nenhum complemento. Contudo, em casos específicos, onde se podem incluir as alergias, é possível que haja a necessidade de se ajudar na resolução do problema com a administração, neste caso, de um complemento que ajude a regeneração da pele e do pêlo.
      Naturea Coat&Skin, é um alimento complementar para cães e gatos indicado no apoio à função dérmica em caso de problemas ao nível da pele, auxiliando a formação de uma pelagem brilhante, lustrosa e saudável, bem como a natural regeneração da pele e do pêlo.
      Nesse sentido, neste caso, é recomendada a administrado do Naturea Coat&Skin, como ajuda na melhoria do estado geral da pele e do pêlo, ajudando, em particular, na rapidez da resolução do problema. Após a estabilização do mesmo, é provável que a administração de Naturea Coat&Skin possa ser descontinuada, e apenas mantida com a alimentação normal.
      Dada a natureza do problema, nunca é de mais lembrar que deverá ser sempre acompanhado pelo Médico Veterinário assistente, pois o rapaz terá sempre maior pré-disposição para problemas alérgicos, em particular, com repercutições ao nível da pele.

      Esperamos tê-lo ajudado. Desejamos as melhoras ao Charlie e, se por ventura, tiver mais alguma dúvida, exponha-a.

      Obrigada,
      Joana&Lucas

      Eliminar