Top Social

Top 10 questões de saúde oral #2

18.5.13

Patas&Focinhos Fotografia
Saúde| Após a publicação do primeiro lote de questões, eis que segue o segundo lote de questões sobre saúde oral.

6. Quem tem mais problemas com os dentes? Os cães de raça pequena ou os de raça grande?

Ambos podem desenvolver graves problemas bucais e periodontais. Em cães de pequeno porte com focinhos curto e mandíbulas apertadas, tendem a ver mais problemas com placa, tártaro e formação de cálculo dental. Isto conduz a gengiva a uma doença periodontal, e, eventualmente, dolorosos dentes soltos. Os cães pequenos podem lascar e quebrar os dentes minúsculos se lhes for permitido roer brinquedos duros. Raças maiores tendem a sofrer lesões mais traumáticas aos dentes e gengivas, como dentes fraturados, maxilares quebrados, e a superfície dos dentes desgastada. Se a raiz do dente ficar exposta, isto resultará em dor aguda e morte do dente. Os cães maiores podem também desenvolver a mesma placa e tártaro, bem como doença periodontal de que falamos para as raças pequenas.

7. Como posso saber se o meu cão tem doença periodontal?

Comece por levantar lábios do seu cão. Se você vir os dentes sujos ou sem descoloração, tipicamente uma cor castanha-esverdeada feia, consulte o seu veterinário. Provavelmente será tártaro ou placa bacteriana sendo um sinal prévio de doença periodontal. De seguida, examine as gengivas para verificar a existência de qualquer inchaço ou vermelhidão. Se você deslizar o seu dedo ao longo da linha gengival e observar os tecidos, estes tornarem-se irritados e inflamados ou até mesmo sangrar, isso indica infecção gengival num estádio mais grave. Finalmente, dê um sopro. Se o hálito do seu cão é fétido, isso geralmente é associada com a infecção bacteriana. "Hálito de cão" não deve ser uma razão para evitar o seu cão. Um cão com uma boca saudável deve ter um odor agradável ou pelo menos neutro. Se o seu cão apresenta algum destes sinais, consulte o seu veterinário para obter ajuda.

8. O que é que o dente muito grande no meio da mandíbula superior do meu cão?

O maior dos dentes na boca de um cão é o quarto pré-molar superior também conhecido como o dente carniceiro. A sua forma especial e superfície do dente é projetado para ajudar a esmagar e rasgar. É por isso que você vê os cães a agarrarem brinquedos num dos lados da boca, mastigando afincadamente. É também por isso que você tem que substituir tantos brinquedos. Da próxima vez, culpe o dente carniceiro em vez do seu cão.

9. Eu ouvi dizer que os cães podem ter cancro na boca. É verdade?

Infelizmente tumores orais são diagnosticados em muitos cães. De facto, estima-se que um em cada quatro cães irão morrer de alguma forma de câncer. Tumores malignos orais em cães pode ser muito agressivo e rapidamente se espalhar por todo o corpo, se não for tratado. Se observar qualquer inchaço, caroços, ou tecido colorido incomum na boca do seu cão, deve levá-lo para ser examinado imediatamente. Se diagnosticado precocemente, muitos cancros orais têm um prognóstico relativamente bom.

10. Eu tentei muitas vezes para escovar os dentes do meu cão, mas sem sucesso. Ele parece odiá-lo. Existe alguma coisa que eu possa fazer para cuidar melhor dos dentes do meu cão?

Você não está sozinho nesta luta. Em boa verdade, existem muitos profissionais a escrever sobre este procedimento. No nosso caso, não conseguimos de escovar os dentes do Lucas e do Zurick todos os dias. Então o que é recomendável, na ausência de escovação, é fazer, uma vez por ano, uma destartarização. Deve fornecer ossos para o seu cão mastigar e assim ajudar a remover placa bacteriana e tártaro. Existe, ainda, uma pasta enzimática que se dá uma vez por dia que ajuda a uma hálito melhor e a uma desinfecção da boca.
Finalmente, pelo menos uma vez por semana, dê uma olhada dentro boca do seu cão para garantir que tudo parece, e cheira, saudável. Veja que cuidar da boca do seu cão não é assim tão difícil.

Gostou deste artigo? Então siga-nos na nossa página de facebook ou subscreva a nossa newsletter para ser o primeiro a receber o artigo do dia.
Post Comment
Enviar um comentário