Top Social

Factos interessantes sobre o cão de água português

24.5.13
Patas&Focinhos Fotografia
Cães| Obama prometeu às suas filhas que lhes daria um cão assim que se tornasse presidente. Em 2009 cumpriu a sua palavra e adquiriu Bo, um Cão de Água Português. Bem, não foi bem uma aquisição, foi mais uma oferta do senador Kennedy. Todos nós sabemos que um animal de estimação não é apenas um presente, ele é um fantástico anti-stress - o que pode fazer imenso jeito ao Presidente dos Estados Unidos nas horas críticas.
Mas porquê escolher um cão tão raro? Tão raro que existem apenas cerca de mil exemplares em todo o mundo. 

Um amigo da família
O Cão de Água Português é um cão de porte médio, robusto, musculado, com membranas entre os dedos dos pés, o que o ajuda a nadar. Em temperamento, o CAP é carinhoso, divertido, inteligente, enérgico, agradável e leal - uma característica tão necessária nos dias de hoje. Além disso, este cão não solta pêlo, sendo uma óptima escolha para pessoas com alergias. A filha de Obama - Malia - tem alergias, logo Bo foi uma excelente escolha.
O Cão de Água Português é um cão de treino fácil e de uma meiguice incrível com as crianças. Não sabe estar-de-vigia-o-dia-todo, precisando, assim, de actividade física e mental. 

Metade cão, metade peixe?
Apesar de se pensar que a sua ascendência provem da Ásia Central por volta de 700 a.C., o Cão de Água Português teve maior destaque em Portugal, onde guiava os cardumes às redes, recuperava objectos caídos na água, fazia de cão correio entre barcos e entre terra e mar, protegia o barco e a pesca do dia.
No entanto, como o século XIX chegou ao fim, os métodos de pesca tradicionais rapidamente se modernizaram. Desta forma, os pescadores trocaram os cães por equipamento de pesca mais avançado.

Das cinzas ...
Quase à beira da extinção, o Cão de Água Português foi salvo por um magnata da pesca português - Vasco Bensaúde - em 1930. Este homem procurou os cães dos velhos pescadores para inscrevê-los num programa de selecção. Não só salvou a raça, como obteve bastante publicidade com a entrada de Bo na Casa Branca. Tanta publicidade que os irmãos de Boo foram vendidos para Alemanha. Uma boa notícia para um cão de raça rara, divertido e maravilhoso.

Então, se você estava à procura de um companheiro canino, não se canse mais. Se a raça é boa o suficiente para Obama e sua família, então só poderá ser boa o suficiente para si também.
Post Comment
Enviar um comentário