Top Social

10 perguntas a fazer antes de trazer um cão para casa

14.3.13
Patas&Focinhos Fotografia
Cães| Acolher um novo amigo em casa acarreta uma série de obrigações, para as quais, muitas vezes, as pessoas não estão ou não se sentem preparadas para cumprir. Aqui estão 10 perguntas que deve fazer a si mesmo para que o acolhimento seja bem sucedido.

1. Por que você quer um animal de estimação? Descobrir isso pode ser o passo mais importante. Você quer um amigo para trabalhar? Um amigo para ser batata de sofá? Um animal de companhia deve corresponder ao seu nível de actividade, deve reflectir sobre as suas expectativas e estilo de vida antes de escolher qualquer o animal de estimação

2. Você está pronto para um compromisso de 10-15 anos? Um animal tem uma esperança média de vida entre os 10 e os 15 anos. Você continuará lá ao lado dele durante toda a sua vida? Confira se os seus planos de vida se adequam à manutenção de um animal junto de si.

3. Você tem o tempo necessário para gastar com seu animal de estimação? Se estiver a trabalhar longe de casa, deve entender que o seu animal pode desenvolver comportamentos evitáveis ou o seu humor sofrer alterações. Ainda que possa contratar um pet sitter ou um dog walker para tratar do seu animal, ele sentirá sempre a falta do dono.  

4. Você pode dar-se ao luxo de sustentar uma outra vida? Os animais de estimação precisam de alimento, brinquedos, cuidados médicos, e outros suplementos como uma cama, escovas, banhos, etc, e os custos podem ser algo elevados - especialmente no primeiro par de anos de vida. Você está financeiramente pronto para isso?

5. Como é que vai cuidar de seu animal de estimação quando você estiver ausente? Você tem um vizinho ou amigo que pode confiar? Você pode pagar um dog walker ou pet sitter? Vai de férias? Você não pode fazer-se acompanhar do seu peludo quando viaja? Tudo isto pode ter custos. Há que ter sempre um plano B.

6. Você é uma pessoa que adora cães? Gatos? Coelhos? Peixes? Seja honesto consigo mesmo e escolha o animal de estimação que você se sente ter mais conexão consigo. Não escolha por ser moda, nem 
pelos seus amigos dizerem é tão fofinho! Se não se sente capaz de se responsabilizar, no imediato, por um cão, comece por algo mais pequeno, como um peixe.

7. Você está preparado para saber o que seu animal de estimação precisa medicamente? Checkups anuais e vacinas são um must. Acrescente a isso as desparasitações internas e externas, potenciais alergias alimentares, lesões, doenças crónicas, acidentes, etc, e há muito o que pensar.

8. Você está disposto a marcar na sua agenda tempo para treinar o seu animal de estimação? Esta não é uma tarefa fácil. O seu animal de estimação deve ser ensinado a fazer tudo o que vocês quer que ele faça sem atingir extremos. Ensinar a fazer xixi e dejectos no lugar certo deve ser um os primeiros ensinamentos.

9. Você está preparado para fazer sacrifícios pelo seu animal de estimação? Tal como com os bebés, existem situações que terá de colocar as necessidades do seu animal acima das suas próprias necessidades. Está disposto a acordar as 5 da manhã para levar o seu cão a fazer xixi antes de ir para o trabalho? 

10. A sua casa é adequada para o seu cão? Um labrador num T0 pode não ser uma boa ideia para o pequeno matulão viver. O seu prédio autoriza a presença de animais? Pense no exercício, no espaço, nas necessidades emocionais do animal e só depois decida se é ou não adequado o espaço.

Trazer um animal para casa é uma decisão séria que requer uma profunda reflexão e preparação. Não se atire de cabeça sem estar preparado. Contudo, devo alertar que todas as visitas ao veterinário, despesas inesperadas, dores de cabeça pela destruição em casa valem a pena comparando com o amor e dedicação que você recebe em troca.

Gostou deste artigo? Então siga-nos na nossa página de facebook ou subscreva a nossa newsletter para ser o primeiro a receber o artigo do dia.
Post Comment
Enviar um comentário