Top Social

Como viver com a insuficiência cardíaca do meu cão?

6.3.13
Patas&Focinhos Fotografia
Saúde| Se a doença já estiver em estado avançado, um cansaço forte pode ser o desencadear de um desmaio ou colapso. Uma insuficiência cardíaca como a do seu cão não é rara em cães de idade mais avançada e pode ser controlada através de medicação. 

O que é?
Esta doença é uma síndrome em que o coração não é capaz de responder às necessidade do organismo. Um animal com doença cardíaca não tem necessariamente insuficiência cardíaca, mas todo animal com insuficiência cardíaca tem alguma doença cardíaca anterior, que pode ser doença do miocárdio (o músculo do coração), sobrecarga de pressão sanguínea (animais hipertensos) e alterações no ritmo cardíaco.
A insuficiência cardíaca é provocada por um defeito de uma válvula do coração, que faz com que armazene sangue nas veias e assim que chegue líquido, por exemplo, aos pulmões. Por essa razão surge também a tosse com irritação típica da doença.

Como viver?
Procure que o seu animal faça pausas entre brincadeiras, embora a maior parte dos cães conheça muito bem as suas limitações físicas e se deite para descansar quando atinge o limite. Não lhe deve pedir esforços nem grandes passeios.Optar sempre por passear mais vezes com um período menor.Se o seu cão arfar muito, tiver tosse depois do esforço e coloração azul da língua são sintomas de que o animal deve descansar. Pode achar que vai resumir tudo a uma vida mais longa e mais aborrecida ou uma morte precoce, mas os canídeos têm uma capacidade fantástica de se adequarem às suas capacidades, verá que as brincadeiras e graças se vão manter sem nunca comprometer o estado de saúde do seu cão.

Gostou deste artigo? Então siga-nos na nossa página de facebook ou subscreva a nossa newsletter para ser o primeiro a receber o artigo do dia.
Post Comment
Enviar um comentário