Top Social

Dia Internacional do Animal

4.10.12

Cães| Dia Internacional do Animal. Tanto que se pode falar acerca do assunto e tanto que se pode fazer pelo assunto. Este dia é comemorado em cerca de 45 países desde o século XX  e a sua origem tem no padroeiro dos animais - São Francisco de Assis, devido à sua bondade para com os animais. A melhor homenagem que podemos fazer neste dia é transmitir aos que nos rodeiam a mensagem de que ainda há muito a fazer pelos animais em Portugal (e no Mundo). Ainda existe muito sofrimento animal, muito abandono, muito desrespeito pelos direitos fundamentais que a UNESCO proclamou em 1978. Não devemos apenas respeitar os animais, devemos amá-los, prestar-lhes cuidados e zelar pelo seu bem-estar.


Neste dia várias são as iniciativas espalhadas pelo País. Aconselho a participarem e tornarem-se parte activa para um futuro mais risonho. Não só neste dia, como em todos os 364/365 dias restantes do ano, os animais precisam de quem os defenda. Ajudar um animal significa obter gratidão deste para toda a vida.
Pensem nisso! 
Um Feliz Dia Internacional do Animal.

ChÁnimalia
No Palácio do Egipto, em Oeiras, no dia 4 de Outubro (hoje) entre scones e chá terá acesso a discursos interessantes como Urgências Veterinárias, o que posso fazer antes de chegar ao veterinário; Benefícios dos cães como ferramentas sociais e educativas; Reabilitação motora em animais domésticos; e, Acupuntura e Homeopatia nos Animais. A cobertura fotográfica está a cargo de Patas e Focinhos- Fotografia.

Jardim Vieira Portuense, Belém
A Liga Portuguesa dos Direitos do Animal desenvolverá este fim-de semana, 6 e 7 de Outubro, várias actividades no sentido de promover as diversas áreas do treino canino, a saúde e a segurança. Com toda a qualidade inerente, a cobertura fotográfica estará a cargo de Patas e Focinhos- Fotografia.

A Agenda que se segue, não é de minha autoria, pertence ao site Escape

Sábados Selvagens no Jardim Zoológico de Lisboa
Aos sábados, no Zoo de Lisboa, há percursos temáticos para conhecer e aprofundar conhecimentos sobre os vários grupos de animais, desde os répteis aos mamíferos, passando pelas aves e não esquecendo, claro está, as espécies mais ameaçadas e em vias de extinção. Além disso, há oportunidade de conhecer alguns bastidores, tudo para explorar o mundo animal de uma forma inesquecível. Os sábados selvagens acontecem sempre a partir das 10h00 e custam 25 euros para crianças até aos 11 anos e 35 para adultos. Mais informações no site do Zoo de Lisboa.

Dormir com os Tubarões
Uma atividade mágica e única para conviver com estes bichos aparentemente assustadores mas que se revelam uma boa companhia para passar a noite. Além da aventura propriamente dita de dormir com um tubarão, ficam-se a conhecer mais características destes bichos e ainda como ajudar a preservá-los. Uma iniciativa para maiores de 4 anos, acompanhados por um adulto, que custa 60 euros por pessoa. Mais informações no site do Oceanário.

Passeios de burro em Sintra
Organizados pela Naturanima, estes passeios acontecem ao domingo, pelas 10h30, e exigem inscrição prévia. Custam 15 euros por criança e 5 por cada adulto acompanhante. Mais informações no site da Naturanima.

Diversão no Zoo Santo Inácio
O Zoo Santo Inácio preparou diversas atividades divertidas e didáticas para os visitantes, para os dias 4 e 5 de outubro, como alimentar Capivaras, Lontras ou Suricatas, sempre acompanhados pelos tratadores de cada espécie, que ensinarão mais sobre os hábitos, comportamentos e curiosidades de cada animal. O objetivo é dar a conhecer as curiosidades e ensinar mais sobre cada espécie e proporcionar a oportunidade de interagir com alguns dos animais, são as sugestões do Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, para as comemorações do Dia Mundial do Animal. Descobre tudo o que podes fazer no site do Zoo Santo Inácio.

Visitar o Fluviário de Mora
O Fluviário de Mora, em pleno Alentejo, é um verdadeiro santuário da vida nos rios e um local onde toda a riqueza destes cursos de água é apresentada de uma forma transparente e interativa. Os visitantes podem descobrir a fauna do rio em cinco etapas diferentes. Percurso de um Rio, percurso do Lago, exposições temáticas temporárias, para apreciar as artes da pesca e as espécies migradoras, Habitats Exóticos e uma Exposição Multimédia Interactiva são os diversos percursos à disposição. A entrada no Fluviário de Mora custa 4 euros.

Visita ao Zoo de Lourosa
Há mais sensações para experimentar no Zoo de Lourosa para além das transmitidas pelos animais que aqui habitam. Por exemplo, explorando o espaço através dos diversos objetos, como um cubo mágico ou um dado gigante. Para experimentar ao sábado e ao domingo, com visitas às 15h00 e às 17h00. Preços entre os 5 e os 6 euros.

Zoo Maia: Dar de comer à bicharada
Alimentar os muitos animais que vivem no Zoo da Maia é uma das atividades prevista nesta casa onde é possível aprender mais sobre a alimentação consumida por cada bicho. Mas há também visitas guiadas, descoberta do processo de incubação das aves, pedi papper ou oficinas de enriquecimento ambiental. Não faltam animais nem divertimento neste local que, durante o inverno, abre diariamente entre as 9h00 e as 18h00. Bilhetes a partir de 2 euros para crianças e 4 euros para adultos. Mais informações no site do Zoo da Maia.

Vida submarina no Sea Life
Neste espaço da cidade do Porto é possível conhecer e explorar a vida subaquática de uma série de animais, entre os quais se encontram os famosos tubarões, mas também alguns bichos menos conhecidos como as raias-de-focinho-de-vaca, o peixe-porco-palhaço, o peixe-cachimbo, o peixe-folha e tantos outros! Uma experiência que se alarga também aos animais sobreviventes das florestas tropicais. Bilhetes a partir de 6 euros para criança e 10 para adulto. Mais informações no site do SeaLife.

Animais Exóticos no Europarque
O Visionarium - Centro de Ciência do Europarque acolhe até ao final do ano uma mostra de animais exóticos com mais de 50 espécies, entre lagartos e serpentes, tarântulas e escorpiões. Para ver de terça a sexta das 9h00 às 18h00 e aos sábados e domingos entre as 14h00 e as 19h00. Os bilhetes custam 4 euros.

Pet Stylist no Mar Shopping
Entre 4 e 7 de outubro, para comemorar o Dia Mundial do Animal, traz o teu animal de estimação ao MAR Shopping e mima-o com várias atividades gratuitas a pensar neles, tais como a presença de um Pet Stylist das 15h00 às 19h00, que deixará qualquer cão com o “look” do momento. Além desta sessão de estilo, acontece uma iniciativa solidária que contará com a presença de três Associações de defesa dos animais, a Animais de Rua, a Animais da Quinta e a Cão Viver, que conjuntamente vão promover a recolha de donativos, de ração e a adoção de animais. O MAR Shopping e a loja Petlandia, vão ainda oferecer uma consulta gratuita de veterinário a quem adotar um animal de uma das instituições enquanto decorrer esta iniciativa. No âmbito desta ação a Royal Canin irá ainda oferecer produtos de ração animal às três associações, com o objetivo de contribuir para a sua continuidade. Sensibilizar os visitantes doMAR Shopping para a realidade do abandono de animais é o mote para esta iniciativa, através da qual os visitantes poderão conhecer alguns dos animais que precisam de um novo dono. Será possível encontrar cães e gatos que procuram um lar e que estão, temporariamente, sob a tutela das Associações.

Animais à solta no Dolce Vita Ovar
Este mês, o Dolce Vita Ovar ajuda os mais pequenos a preparar o regresso às aulas e conta-lhes histórias sobre animais. Há vários ateliês temáticos que se realizam aos sábados e domingos, no Espaço Traquinas. Para os que gostam de atividades mais dinâmicas, as aulas de dança são o programa ideal. Acontecem todas as quartas-feiras, às 20h30, em frente à loja Centroxogo. Os amantes da leitura podem participar na "Hora do Conto", dinamizada em parceria com a Bertrand, que este mês tem como tema Animais à solta.

E mais atividades com animais!
Animais em Oeiras
No dia 5 de outubro, das 10h00 às 17h00, o Jardim Municipal de Oeiras é palco de várias iniciativas para toda a família, tais como uma campanha de adoção de cães do canil municipal, demonstração de provas de obediência canina e de outras atividades de sensibilização que focam a temática dos animais. A participação nesta iniciativa, que celebra o Dia Mundial do Animal, é gratuita.

Celebrar o Dia Mundial do Animal em Leiria
A celebração do Dia Mundial do Animal decorre a partir das 15h00 no Jardim de Santo Agostinho, em Leiria, onde decorre um Concurso de Máscaras Caninas com prémios para as mais originais e muitas atividades para as crianças. A participação nestas atividades é gratuita mas para o concurso de máscaras exige inscrição prévia que pode ser feita através do email: centroveterinariodooeste@gmail.com, da página de facebook do Centro Veterinário do Oeste ou do Tel: 244 098 377

Atividades em Torres Novas
O Canil de Torres Novas, promove um conjunto de atividades no dia 5 de outubro para comemorar o Dia do Animal, entre as 11h00 e as 17h00, no Jardim das Rosas. Há um espaço dedicado aos mais novos, com um mini-ateliê de desenho e pintura, mas também um encontro de Animais Adotados no Canil Intermunicipal, uma campanha de adoção de animais de companhia, em que estão disponíveis diversos cães e gatos para uma adoção responsável. Pelas 14h30 decorre 4.ª «Cãominhada», com partida do Jardim das Rosas, passando pela rua Alexandre Herculano, praça 5 de Outubro, castelo e avenida Dr. João Martins de Azevedo.

Cantinho dos animais em Évora
Em Évora, a Associação Cantinho dos Animais de Évora vai passar o dia 4 de outubro na Praça do Giraldo para mostrar os bichos que acolhe. Animais e humanos têm encontro marcado nesta praça ente as 10h00 e as 19h00. No mesmo horário mas no dia 6, domingo, decorre, pela mão da mesma associação, uma campanha de adoção de animais no Hospital Veterinário Muralha de Évora.
Post Comment
Enviar um comentário