Top Social

Cuidados no Verão: Ida à praia

29.6.12
beach dog=happy dog
Cuidados no Verão| O Verão começou há pouco tempo e já nos tem mostrado o ar da sua graça. As temperaturas têm atingido níveis de bastante calor, o que de per si faz as praias se encherem de corpos a torrar ao sol. 

E se da próxima vez que for à praia levar o seu animal?

Ir até à praia com o nosso cão é bastante agradável. Cuidado com as horas de maior calor: 12h às 16h. Eis alguns cuidados que não se podem prescindir neste Verão:
  • Certifique-se se a praia tolera a presença de animais
Antes que alguém venha confrontá-lo com a presença do seu animal naquele espaço, convém que você esteja devidamente informado para que não hajam confusões. Lembre-se que a melhor forma de evitar que se incomodem com o seu canito, é limpar todas as sujidades que ele possa por lá deixar.
  • Propicie uma sombra para o seu amigo de quatro patas
A exposição excessiva ao sol é prejudicial para os cães, então aconselho a que lhe ofereça sombra: seja um guarda-sol ou uma mini tenda. Os patudos não são desprovidos de inteligência, sempre que eles sentem a temperatura mais alta, tomam iniciativa de procurar um sítio mais fresco. 
  • Disponibilize água fresca q.b. ao animal
Os líquidos precisam de ser repostos ao longo do dia, especialmente, nestas alturas em que o calor se faz sentir. Não deixe água ao sol, procure que ela esteja sempre fresca e disponível ao animal.
  • Protector Solar
Assim como nós somos afetados pelos danos dos raios ultravioleta, os cães também sofrem com isso. Apesar da proteção peluda, os cães também podem sofrer com doenças de pele que são causados pelo sol.

A falta de informação neste sentido pode levar alguns a pensar que é apenas mais um capricho. Desengane-se quem assim pensa. Já existem várias linhas de protectores solares disponíveis para os canitos. Da próxima vez que for ao seu médico veterinário, questione-o sobre o assunto. Ninguém melhor que ele para recomendar o mais indicado ao seu patudo.

Os locais com menor quantidade de pêlo são os mais susceptíveis a queimaduras solares : barriga e orelhas.Os animais com pêlos mais claros e os mais velhos precisam de cuidados redobrados.