Top Social

O meu cão é inteligente, e o teu?

26.6.12
Cães| Quais os critérios para definir a inteligência canina? Quais as raças mais inteligentes? Stanley Coren, um especialista em comportamento animal mais conceituado no mundo, dividiu a inteligência canina em três categorias.

Professor Stanley Coren
inteligência instintiva é inata, comum a todos os cães e independentemente da interferência do Homem - aquilo que cada raça nasceu para fazer. Note-se que os cães de caça têm uma aptidão natural e espontânea para caçar, não fazendo por influência dos donos. 
A inteligência adaptativa varia dentro de cada raça e mede o que cada cão é capaz de aprender por si próprio, através das suas experiências quotidianas.


Stanley refere-se no seu livro A inteligência dos cães a um exemplo deste tipo de inteligência: Prince, um caniche, aproveitava as saídas dos donos à rua para dar um passeio fora de casa sem eles saberem, passava por baixo da protecção da porta de arame fino. Quando o dono o apanhou, substituiu o material da porta por um mais forte, mas o cão rapidamente percebeu que as janelas tinham uma protecção igual à da porta antiga - e que ele também conseguia ultrapassar. Tinha encontrado outra saída, usando apenas a sua experiência.

O terceiro tipo de inteligência é a de trabalho e obediência, onde se avalia o que os cães conseguem aprender ao ser instruídos e treinados. "Eles podem não ser Einsteins, mas estão mais próximos do ser humano do que pensávamos" afirma Stanley.


Post Comment
Enviar um comentário