Top Social

Latido que incomoda

4.4.12

O que fazer quando o latido do cachorro começa a incomodar? 

Quando um cão late muito alto ou com muita frequência, ele pode tornar-se um problema para os donos e vizinhos dos seus cães. Uma das formas de resolver o problema é identificar o porquê de estar a latir. Como já explicamos aqui, essas podem ser as causas de ele estar a latir.

Latir é normal e natural. Há que ter bom senso para entender quando o cão está a incomodar os que o odeiam. Sempre que o latido se torna incomodativo, diga o mesmo comando de voz. Evite gritar, usar frases longas e diversificar o comando de voz. É preferível dizer SILÊNCIO! do que ESTÁ CALADO. PORTA-TE BEM!. Se o animal responde ao comando de voz e pára de latir, faça-lhe um mimo e, de vez em quando, dê-lhe a guloseima que ele tanto gosta.

Jamais bata no seu animal, seja porque está a latir, seja por qualquer outra razão. Bater no seu cão só o assusta e pode deixá-lo agitado e confuso. Lembre-se que bater pode traumatizar o seu animal e deteriorar a relação que vocês têm.

Uma das soluções pode passar por adestrar o seu cão com um profissional qualificado.

Actualmente, existem várias coleiras anti-latidos estão à venda em qualquer superfície comercial. Entenda que estas coleiras por si só não resolvem a causa do latido. Por exemplo, se o seu cão quer mimo e você ao invés de lhe dar mimo lhe coloca a coleira, não pode esperar que o problema se resolva. Contudo, a coleira apresenta resultados em casos em que esta é acompanhada de um programa amplo de adestramento.

E se lhe dissesse que existe uma cirurgia que reduz o latido? Estaria disposto a submeter o seu cão a uma intervenção destas? Expomos a nossa posição face a esta solução, não admitimos esse tipo de ataque agressivo e exagerado ao direito do próprio animal. Existe quem defenda que esta é uma solução a considerar. Esta cirurgia não resolve por si só o problema. Pense da seguinte forma: se o seu filho fala muito, você fará uma cirurgia para que ele fale menos? 
Post Comment
Enviar um comentário