Top Social

Latidos - entenda o seu cão

3.4.12
Ter um cão sempre a latir pode ser um verdadeiro incómodo, mas e se lhe disser que o seu cão está a transmitir-lhe o que pensa e o que sente, será ainda assim um incómodo? 

"Se você gravasse tudo o que seu cão 'dissesse', perceberia que cada latido soa diferente e que há mudanças, às vezes subtis, correspondentes na postura", diz o psicólogo e escritor americano Stanley Coren.  


Existem várias perguntas às quais tentaremos responder, entre elas estão: Porquê que os cães latem? O latido do cão é uma língua dos cães? O que me quer transmitir? Quantos tipos diferentes de latido existem? O que fazer quando o latido já incomoda?

Porquê que os cães latem?

Existem várias razões para o seu cão latir. Afinal latir é uma forma de comunicação do seu cão. Quando ele late pode ser por uma das razões seguintes:

  • O cão está ansioso: quando o cão fica ansioso, sente-se sozinho ou abandonado ele pode começar a latir.
  • Quando você vai embora seu cão pode latir por causa da separação.
  • O cão quer emitir um alerta ou aviso pois ouviu, viu ou farejou algo suspeito.
  • Ele viu outro cão ou ouviu outro cão latindo e quer interagir com ele.
  • cão quer brincar consigo.
  • cão assustou-se com algo.
  • Ele quer chamar a atenção.

O latido do cão é uma língua dos cães?

Sabe-se que o latido de cão é utilizado para que um cão possa se comunicar com outros. O latido é utilizado para alertar outros cães sobre perigo ou para interagir com outros cães de alguma forma. O latido talvez não seja uma língua tão complicada como a dos seres humanos, mas sem dúvida é uma forma de expressão que serve para passar mensagens simples. É comum que donos e pessoas que convivem muito com cães consigam diferenciar levemente seu latido para diferentes situações e demandas do cão.

O que me quer transmitir? 

É pouco provável que você vá entender exactamente o que o latido do seu cão quer dizer. Porém, é possível perceber alguns padrões no latido. Perceba se o latido é hostil ou amigável. Você pode identificar se se trata de um latido de dor, geralmente agudo, conhecido como “choro de cachorro”.
Você também pode ver se o latido é um latido longo e contínuo, muitas vezes utilizado para se comunicar com outros cães ou dar alertas que possam ser ouvidos de longas distâncias.
Uma maneira de entender o que o cachorro está dizendo é observar seus movimentos. Os donos geralmente vão se acostumando a identificar alguns movimentos característicos como quando o cachorro quer passear, quando ele está com fome ou sede, quando o cão está carente e quer brincar.

Quantos tipos de latido existem?

Existem vários, mas podemos tentar sectorizar da seguinte forma:
  • Latido excessivo

Quando seu cão late sem parar, ele está prejudicando não apenas a paz de sua família, como também a sua própria saúde. Quanto mais late, mais ansioso e mais estressado o bicho fica. Esse comportamento pode, até mesmo, causar problemas no sistema imunológico do bicho. Por isso, você precisa identificar a causa. Pode ser fome, sede ou medo...

  • Cães latem quando ouvem latidos

Isto é natural. É uma forma de comunicação do bando. Se seu cachorro ouvir o vizinho latindo, vai querer "responder".

  • Latindo de madrugada

Durante a noite o seu animal fica mais atento aos barulhos, pois ele se sente o responsável pela segurança da casa. Assim, qualquer barulhinho, ele mostra que está alerta e late muito. Como controlar? Será preciso acordar diversas vezes ao longo da noite para que você dê uma boa bronca no animal.

  • Latindo para chamar atenção

Você mima muito o seu cão? Então, provavelmente, ele sabe que ao latir ganhará colo, carinho, petiscos e principalmente atenção. Certo? Evite satisfazer todos os desejos e vontade de seu bicho durante os latidos. Assim como as crianças, os animais também precisam de limites.

O que fazer quando o latido já incomoda?

Deixaremos a resposta a esta pergunta para um artigo próprio para o efeito, a publicar brevemente.
2 comentários on "Latidos - entenda o seu cão"
  1. De madrugada quando os meus vizinhos começam a sair de casa e chegam pessoas p pastelaria da minha rua a minha Chérie fica histérica... ladra...ladra...ladra...

    http://claudiagaudencio.blogspot.pt/2012/04/cherie.html

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, Cláudia,
    Obrigada pela visita. Quanto à Chérie, há que tem em atenção os latidos. Comece a condicionar esse comportamento antes que se torne um pesadelo.

    Um beijo,
    Joana&Lucas

    ResponderEliminar