Top Social

Perguntas sobre a via de transmissão da Leishmaniose

14.5.12
Como se transmite a leishmaniose?
A Leishmaniose transmite-se através do insecto chamado flebótomo, de reduzidas dimensões.

Todos os flebótomos transmitem a leishmaniose?
A Leishmaniose transmite-se através do insecto chamado flebótomo, de reduzidas dimensões.

Por que é que só os flebótomos fêmeas transmitem a leishmaniose?
Ambos os sexos se alimentam do néctar das plantas, mas somente as fêmeas se alimentam do sangue dos mamíferos. A fêmea necessita do sangue para a postura dos ovos. Passada cerca de uma semana da alimentação de sangue, a fêmea põe aproximadamente 100 ovos no solo ou locais húmidos e ricos em matéria orgânica.

Quantas vezes tem um flebótomo fêmea de picar para poder transmitir a Leishmaniose?
Para transmitir a leishmaniose, um flebótomo fêmea tem que picar um cão infectado e posteriormente tem de picar um cão saudável. Quando o flebótomo fêmea pica um outro cão, inocula as leishmanias no cão saudável, infectando-o.

Como posso reconhecer um flebótomo?
Os flebótomos são insectos de pequeno tamanho, com pilosidades e duas asas (2,5 a 3 mm de largura) que, ao contrário dos mosquitos, não emitem um zunido quando voam. A cor varia entre o amarelo claro e o castanho escuro.

Qual é o seu habitat?
Os flebótomos dificilmente se vêem durante o dia porque geralmente permanecem ocultos em lugares escuros e húmidos, como fendas e gretas em muros, etc. Embora também se chame mosca da areia ao flebótomo, este não vive nas praias. Muito pelo contrário. Este nome deve-se ao facto da sua cor poder parecer a da areia (amarelo claro). Prefere áreas rurais ou lugares nas cidades com árvores e arbustos, como jardins e parques.

Qual é o ciclo de vida do flebótomo?
As larvas eclodem dos ovos uma semana após a postura. As larvas passam por quatro estadios antes que a pupa se forme. As pupas transformam-se em adultos passados cerca de 10 dias. O ciclo completo desde o ovo até à forma adulta dura aproximadamente 2 meses.

Em que momento do dia pico o flebótomo?
O período de actividade dos flebótomos começa ao entardecer e continua até ao amanhecer. Os flebótomos da área mediterrânea preferem noites amenas (não menos do que 16ºC) e não podem voar com ventos fortes. Não obstante, podem percorrer distâncias de até 2km.

Quantas vezes uma fêmeas precisa de picar?
Uma fêmea pica normalmente 3-4 vezes antes de morrer. Uma fêmea infectada pode contagiar entre 2 a 3 cães.

O flebótomo também pode entrar no interior das casas?
Maioritariamente picam no exterior, no entanto, também se vêem frequentemente no interior das habitações. São atraídos pelo odor dos animais e pessoas.

Fonte: Scalibor
Post Comment
Enviar um comentário